13 de novembro de 2010

Upcycling: o que é isto?



Coincidência ou não, estava pensando no que poderia tratar esta postagem quando decidi dar uma olhadinha no site do programa Cidades e Soluções apresentando pelo jornalista Andre Trigueiro, da Globo News.
E um dos programas fala sobre um novo conceito, o upcycling. Fiquei curiosa e fui assistir. Resumindo é aquilo o que falamos na postagem anterior. Utilizar o que aparentemente teria como o único fim a lata de lixo, e transformar, com criatividade dando a este produto uma nova utilidade. Exemplifico: pneus velhos ou garrafas pet transformados em pufs; embalagens tetrapak em caixas de presente, móveis aparentemente fora de moda em algo novo com uma pintura,pratinhos plásticos (foto) em lustre, ou seja, reutilização de materiais.
Como bem explica no site do Cidades e Soluções, o conceito prega aproveitar algo que seria descartado e agregar valor, transformando-o em um novo produto, sem precisar passar pelos processos de modificação física ou química da reciclagem.
E, dentro deste conceito há uma pessoa que inclusive esteve no Brasil recentemente, o húngaro Tom Szaky que reinventou o aproveitamento de resíduos e hoje está a frente da TerraCycle, atuando em 11 países, reaproveitando e reciclando embalagens. Grandes empresas como a Nestlé estão doando bubinas de embalagens com pequenos defeitos e com estas, grupos, cooperativas, organizações não governamentais (ONGs) estão fazendo bolsas, porta lápis, pastas, capas de caderno e gerando renda. Muito bom!
Além disto, ele fomenta a ideia através da criação de brigadas (grupos) que sensibilizam sua comunidade e arrecadam embalagens de salgadinhos e sucos (aquelas que sempre ficamos em dúvida se é ou não reciclável). Este material é enviado para a empresa e esta paga dois centavos de real por unidade. Algumas escolas estão inseridas na campanha e o resultado entre as crianças é ótimo.
Assista o programa, vale a pena.
Até mais!
Fonte: site Cidades e Soluções - www.globonews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.