Trocando em miúdos

Meu objetivo é facilitar a compreensão sobre o tema, colocando aqui os significados de algumas palavras, expressões ligadas a questão da reciclagem.
Reciclar: Reciclar significa separar, recolher, processar e usar a matéria prima já utilizada para produzir um novo produto.
Lixo seco: papel, lata (alumínio), pets e vidro
Lixo úmido ou orgânico: restos de alimentos, papel higiênico, borra de café, erva mate, cascas, folhas secas, cascas de ovos.
Compostagem: Segundo a Wikipédia é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes. Se você tem um espaço em seu jardim basta fazer um buraco e colocar ali todo o lixo orgânico de sua casa. A cada camada cubra com terra. O material será decomposto tornando-se adubo ideal para qualquer tipo de planta.
Leiras: canteiros onde os restos de alimentos descartados são depejados, cobertos por restos de grama e umedecido propício para que aconteça a transformação em adubo.
Composto orgânico: produto originário da compostagem. É também conhecido como adubo orgânico utilizado em hortas, plantações, jardins e na recomposição de solo. São os restos de alimentos, cascas, folhas, borra de café, erva mate, cascas que descartamos e em compostagem se transforma em adubo natural.
Permacultura: A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins,vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis e socialmente justos e financeiramente viáveis. Exemplo: captação da água da chuva, filtragem natural, etc.
Plástico pós-consumo: é o material, produto elaborado com material reciclado. Exemplo: carrinhos de compras feitos com pet reciclada.
Sacola retornável ou Eco Bag – São aquelas sacolas de lona ou plástico resistente feitas para carregar as compras evitando o uso das sacolas plásticas.
Aterros ou lixões: áreas onde são despejados o lixo produzido nas cidades sem nenhum cuidado prévio.
Segregação: Separação de materiais.
Gestão de resíduos: É a forma com que uma empresa, instuição administra os resíduos produzidos. Separa, encaminha para reciclagem, trata do lixo perigoso (lâmpadas/eletrônico/tóxico), dá destinação correta a cada tipo de resíduo produzido.
Papel reciclado: como o próprio nome diz tem origem na reciclagem desta matéria prima.
Papel Certificado ou com selo FSC: O processo de produção é sustentável, gera menos impacto no meio ambiente. O último livro de José Saramago é feito de papel certificado, lançado recentemente na Bienal do Livro (2010).