30 de novembro de 2010

Conheça a TerraCycle




Já comentei aqui sobre o novo conceito upcycle que na verdade trata-se da busca de uma nova utilidade para aquilo que, aparentemente, teria apenas o lixo como destino. Pois bem, há três anos existe a empresa TerraCycle que transforma potes de margarina, embalagens de sucos, chocolates em produtos eco-amigáveis e acessíveis comercializados em grandes redes de varejo.
Conheci a empresa no programa Cidades e Soluções e visitando o site mantive contato com a assessoria de comunicação que me enviou material para divulgação. A intenção é retirar dos aterros sanitários embalagens como as de suco e salgadinhos, até então rejeitadas pela coleta seletiva e produzir bolsas, estojos, produtos de utilidade com este material.
Para coletar as embalagens através do site eles estimulam a criação de brigadas (grupos) em escolas, ONGs, condomínios, que fazem a coleta das embalagens. A empresa paga R$ 0,02 por embalagem e o recurso é doado a uma instituição de sua escolha.

Segundo informações da empresa, no Brasil, há cerca de 123.400 pessoas coletando lixo pelo programa de Brigadas e mais de 750.000 de embalagens pós-consumo já foram resgatadas. No total, mais de 6.800.700 embalagens já deixaram de ir para os aterros sanitários juntamente com a coleta via cooperativas.

Os produtos “upcycled” substituem a necessidade de matéria-prima virgem na fabricação de novos produtos, como sacolas retornáveis, mochilas, estojos e bolsas. A emissão de CO2 é reduzida em 80% por não extrair matéria-prima da natureza e reusar embalagens.

Saiba mais no site da empresa: www.terracycle.com.br
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.