17 de novembro de 2010

Papel que vira planta! Já existe, veja!

Estava visitando o blog do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Ações Sociais - Ideia e encontrei uma informação muito legal que tenho que compartilhar com vocês. A criação está sendo utilizada em papeis de convite, envelopes e cartões de visita e é extremamente inovador.

Confira a matéria postada no blog do Instituto Ideias.

"Ecologicamente correto. É possível plantar papel. Isso mesmo! O papel semente está ganhando cada vez mais espaço no mercado. A ideia é plantar o papel, que muitas vezes picado, iria para o lixo. Ele pode germinar e dar pequenos pés de cravo, camomila, manjericão e até rúcula.
Agora, envelopes, convites, cartões de visita podem ser feitos com um papel que contém grãos. Enterrando e regando os pedacinhos do papel picado, as plantas crescem. A coordenadora do Projeto Tear, Valéria Bianchini destacou “A ideia é de ser um papel que, em contato com o solo, se decomponha mais facilmente no meio ambiente e possa germinar”. Com fibras de alface e beterraba, por exemplo, é possível fazer belos papéis do tipo. Depois, é só acrescentar os grãos à mistura e deixar o material secar. No caso da grama, as primeiras folhinhas podem despontar em dez dias. “O papel semente trabalha com a questão do consumo responsável. E, por ser reciclado, ele se decompõe mais rápido”, disse Rosimeire de Almeida, monitora do Projeto Tear.
A novidade é recente no mercado brasileiro. Não tem mais de dois anos. Dessa forma, pelo menos, temos a chance do papel não virar resíduo. Há a possibilidade até mesmo de se criar uma hortinha. Quem gosta de hortaliças, por exemplo, em vez de jogar o papel fora, deve enterrá-lo e regá-lo. Dali, vão brotar pés de rúcula, agrião, salsinha e manjericão. No entanto somente as sementes mais resistentes e pequenas podem ser misturadas ao papel. Quem sabe esse “encantamento” em ver brotar vida de um simples papel se torne uma grande corrente em favor do meio ambiente."

Até mais!

Fonte: http://www.institutoideias.com.br/blogwp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.