30 de abril de 2011

Washigton Novaes em Vitória


Será no dia 18 de maio, em Vitória mais uma palestra do Ciclo de Palestras "Sustentabilidade para Comunicadores", organizado pelo Sindicato de Jornalistas do Espírito Santo. Desta vez o convidado é o jornalista, escritor e colunista Washigton Novaes. O tema da palestra será a "Cobertura do Meio Ambiente na Mídia".
O encontro será no auditório do Golden Tulip Hotel (Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Praia do Suá, ao lado do Palácio do Café – em frente a Praça do Papa), das 9h ao meio dia.

Conheça um pouco mais do palestrante:
Jornalista há 53 anos e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é colunista dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Popular". Na TV Cultura de São Paulo é supervisor de Biodiversidade e comentarista do programa "Repórter Eco". Foi repórter, editor, diretor ou colunista em várias publicações brasileiras, como Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão. Na televisão, foi editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional. Comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete e do Programa Globo Ecologia.

Como produtor independente, dirigiu as séries "Xingu – a terra mágica", "Kuarup", "Pantanal" e "Xingu – a terra ameaçada". Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, entre eles medalhas de ouro e prata em festivais mundiais de televisão em Nova York, Havana, Seul e Portugal; o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha; o prêmio do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Serra da Estrela (Portugal); o troféu Golfinho de Ouro e o Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente. Também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Novais é autor de vários livros, como "Xingu", "A quem pertence a informação", "A Terra pede água" e "A Década do Impasse", além de outros título com outros autores.

Foi consultor do "Primeiro Relatório Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica", dos "Relatórios sobre Desenvolvimento Humano" da ONU, de 1996 a 1998, sistematizador da "Agenda 21 Brasileira - Bases para a Discussão". Também representou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 brasileira.

Em 2001, realizou para a TV Cultura a série de cinco programas "Desafio do Lixo", gravada em nove países e 10 Estados brasileiros. Nos anos seguintes, além dos documentários "Primeiro Mundo É Aqui", sobre biodiversidade; "A Década da Aflição" e "Depois da Rio + 10", ambos sobre a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, na África do Sul. "Cerrado Urgente", em 2003, sobre da situação dramática do segundo maior bioma brasileiro, ameaçado de extinção; "Biodiversidade – no rastro do cometa", 2004, sobre a biodiversidade na cidade de São Paulo, sua perda e os problemas decorrentes; além de um documentário sobre a Caatinga.

Em 2007, como produtor independente de televisão, produziu e dirigiu a série "Xingu – a terra ameaçada" exibida na TV Cultura e Rede Brasil em 16 episódios. A série ganhou prêmio internacional no Festival de Cinema Ambiental de Portugal.

Foi consultor durante oito anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da Cidade de Goiás. Tem participado de discussões sobre problemas brasileiros em seminários e workshops em quase todos os Estados.

Em 2009, recebeu o título de "doutor honoris causa" pela Universidade Federal de Goiás.

Até mais!

Fonte: www.sindijornalistases.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.