30 de abril de 2011

Reutilizar vira negócio




Bons exemplos tem que ser compartilhados com um maior número possível de pessoas. Em um dos muitos blogs que acompanho foi divulgada a informação sobre o trabalho da gaúcha Maíra Fontoura que produz embalagens reutilizando materiais. Até aí nenhuma novidade mas quando vimos que são papéis de jornal e outros tantos vem a diferença.
Replico aqui o texto divulgado no blog Banana Craft que é super legal.

Vejam:
" A Maíra Fontoura deixou um comentário aqui no blog contando que produziu sacolas recicladas para a Mormaii, para o lançamento de um modelo novo de óculos, com apelo ecológico. Pedi para ela enviar fotos e mais detalhes sobre as sacolas feitas com jornal reaproveitado e é ela mesma quem vai explicar. Olha só!


“Eu sou formada em Marketing, tenho 30 anos e há cinco anos trabalho com artesanato sustentável. Comecei reciclando latas e logo me vi juntando todo tipo de material, com objetivo de diminuir a produção de lixo e dar um destino útil para eles.

Morava em Porto Alegre e lá, junto com Ricardo Rocha e Renata Fontoura, iniciamos nosso primeiro núcleo de produção, dentro de um presídio masculino. Dentro do presídio, surgiu o Projeto Reciclando Vidas, que tem como objetivo além da geração de renda, a conscientização ambiental, resgate da auto estima e estímulo da criatividade.

Em dezembro, me mudei para Garopaba, Santa Catarina, e através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, estou montando outro núcleo de produção, replicando o Projeto Reciclando Vidas. Vamos gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Garopaba é uma cidade turística e, na baixa temporada, muitas pessoas perdem o emprego.

Um dos produtos ecologicamente corretos que a gente produz são as sacolas recicladas. Utilizamos todo tipo de papel, como plantas de arquitetura, revistas e jornais. As sacolas recebem reforço no fundo e em cima e alças de algodão cru. Não utilizamos energia para produzi-las. Apenas cola branca e trabalho humano. As sacolas de jornal recebem pintura com cola branca e anilina em pó. São reforçadas conforme o peso que precisa suportar. Algumas utilizamos duas folhas ou mais para que fique mais resistente.

Recentemente fechei um pedido com a Mormaii, que lança mês que vem no mercado o inovador óculos feito com material reciclado. Produzi 500 sacolas de jornal, com aspecto envelhecido, para uma ação de lançamento. Fiquei super feliz, pois foi um reconhecimento do meu trabalho.

Além das sacolas, também produzimos bolsas e acessórios feitos com embalagens metalizadas (bolacha e salgadinho), niqueleiras tetrapak, porta copos de jornal, bijuterias de revistas, chaveiros de retalhos, porta moedas e estojos de fita k7, porta trecos de latas e muitos outros produtos ecologicamente corretos. Eu também ministro aulas de educação ambiental. Ensino crianças, adolescentes e adultos a transformarem ‘lixo’ em ‘arte’.”


Até Mais!

Fonte: www.bananacraft.com/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.