1 de abril de 2011

Brasileira Marina Silva




Como divulguei aqui na última quinta (31) participei do seminário “Ideias Sustentáveis – o Mundo Reage” organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo. Foram três as palestras mas a principal foi com a brasileira Marina Silva. Me refiro a ela como a brasileira porque afinal não ocupa nenhum cargo público agora. Achei até um pouco incômodo as pessoas se dirigindo a ela como a ministra, a senadora, o que na verdade ela não o é mais. Possui várias graduações e poderiam se referir com base nestas mas.. deixa para lá.
O evento foi muito bem organizado e coerente com a proposta, com o tema. A ambientação foi composta por plantas, carpete feito de garrafas pets, os materiais distribuídos feitos de papel reciclado, no intervalo foram servidos alimentos feitos pelo Projeto Cozinha Brasil do Sesi cujo o objetivo é preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor dos alimentos. Tudo delicioso! Além disto, todas as emissões diretas e indiretas , de gases de efeito estufa foram compensados com o plantio de 100 árvores em áreas de preservação permanente.
Mas vamos ao ponto mais alto do evento, não desmerecendo, as duas primeiras palestrantes, Sônia Bruck Pereira e Clarissa Lins. Competentes mulheres que mostraram como o empresariado brasileiro está atento a necessidade de buscar soluções sustentáveis para suas empresas e estão trabalhando nesta mudança e mostrando resultados.
Marina Silva é maravilhosa. Já gostava dela. Votei nela e fiquei muito feliz quando no segundo turno ela não despencou para lado de nenhum dos dois candidatos e sim manteve a isenção. Simples, serena porém forte, sábia e determinada. A palestra dela deve ter durado mais de uma hora mas o tempo passou sem ninguém perceber. Nos transmitiu informações importantes mescladas a passagens de sua vida, particularidades de sua família e toda a sua vivência de mulher cidadã que sempre lutou e continua lutando pelas causas ambientais. Foi aplaudida de pé e gentilmente atendeu a todos, fotografou com os jovens, principalmente, recebeu cartas, ofícios de entidades, sempre amável e simpática.
Explicou que estamos vivendo três grandes crises: econômica, social e ambiental. Aos jovens se dirigiu, aproveitando a presença de muitos universitários, dizendo “ a juventude deve se unir contra a homogeneização”, comentando sobre o consumismo desenfreado e a necessidade de ter os produtos que todos possuem para ser aceito no grupo.
“É preciso compromisso ético com o outro”. Explicou que no caso do analfabetismo há muitas técnicas disponíveis e, se aplicadas, resolvem o problema, mas a fome só se resolve se houver compromisso ético.
Quem tiver a oportunidade de escutar Marina, o faça. Além de ser um exemplo de cidadã, mulher, política é uma profunda conhecedora do tema “Meio Ambiente”, sua grande bandeira. E é uma bandeira de fato. Fica claro isto. Não é oportunismo já que este tema está em alta. O que fica claro é que a sua origem e vivência na floresta e todo este conhecimento de vida, a fez e continua fazendo estudar e, o principal, compartilhar com que tem o prazer de conviver, esta percepção, alertando que o compromisso com a terra, com a água, com o ar, é nosso. “Sustentabilidade é atender as necessidades de hoje sem comprometer as necessidades daqueles que vão nascer”.
Até mais!

3 comentários:

  1. Não pude ir ao evento mas com essa cobertura deu para ter uma otima impressão do evento. bjs

    ResponderExcluir
  2. Tambem estive lá ...uma oportunidade de absorver uma das brasileiras mais genuinas na política...Parabens Marina..votei no PV , por voce,,,conte comigo na reconstrução do Pv e no exercício de praticas cotidianas sustentáveis

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.