27 de setembro de 2010

Pesquisa revela que apenas sete municípios do país fazem coleta seletiva


Recente pesquisa realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) aponta que no Brasil apenas sete municípios conseguem atender toda a população com a coleta seletiva. O estudo mostra que o serviço aumentou em 9,3% em dois anos mas ainda é precário.
Segundo os idealizadores da pesquisa que acontece desde 1994, a cada dois anos, a coleta seletiva ainda não entrou na lista de prioridades das administrações municipais.
Fazem a coleta seletiva atingindo toda a população do município: Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (os três em São Paulo), Itabira (MG) e as capitais Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). Os dados fazem parte do Ciclosoft 2010 do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) que mostra também que atualmente os programas de coleta seletiva estão concentrados nas Regiões Sudeste (221 municípios no total) e Sul (159 municípios).
Mas há uma luz no final do túnel. Segundo o documento hoje 70% dos municípios brasileiros têm algum tipo de programa de coleta seletiva, mesmo que incipiente e a expectativa é de que estes números se multipliquem depois da aprovação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos que estipula o prazo de quatro anos para que as administrações cumpram o que ela determina.
Até mais!
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.