
Recente pesquisa realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) aponta que no Brasil apenas sete municípios conseguem atender toda a população com a coleta seletiva. O estudo mostra que o serviço aumentou em 9,3% em dois anos mas ainda é precário.
Segundo os idealizadores da pesquisa que acontece desde 1994, a cada dois anos, a coleta seletiva ainda não entrou na lista de prioridades das administrações municipais.
Fazem a coleta seletiva atingindo toda a população do município: Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (os três em São Paulo), Itabira (MG) e as capitais Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). Os dados fazem parte do Ciclosoft 2010 do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) que mostra também que atualmente os programas de coleta seletiva estão concentrados nas Regiões Sudeste (221 municípios no total) e Sul (159 municípios).
Mas há uma luz no final do túnel. Segundo o documento hoje 70% dos municípios brasileiros têm algum tipo de programa de coleta seletiva, mesmo que incipiente e a expectativa é de que estes números se multipliquem depois da aprovação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos que estipula o prazo de quatro anos para que as administrações cumpram o que ela determina.
Até mais!
Fonte: Estadão.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.