30 de setembro de 2010

Compartilhando boas ações


Ontem recebi um e-mail do Arte e Vivências com uma mensagem bem legal sobre a importância da coleta seletiva e a reciclagem e compartilho aqui com vocês.
"A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça do esgotamento dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

*Diminui a exploração de recursos naturais
*Reduz o consumo de energia
*Diminui a poluição do solo, da água e do ar
*Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
*Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
*Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
*Diminui o desperdício
*Diminui os gastos com a limpeza urbana
*Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
*Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Já a reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: a reciclagem das embalagens da Tetra Pak.
A reciclagem das embalagens da Tetra Pak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços.

Reveja seus atos cotidianos!

Acesse o site www.rotadareciclagem.com.br,e veja onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV).

“Seja a mudança que quer ver no mundo”- Mahatma Gandhi

Fonte: www.lixo.com.br / www.tetrapak.com.br"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.