20 de setembro de 2010

Harmonia do Inferno

No ano passado tive a oportunidade de assistir este curta feito aqui no Espírito Santo, na cidade onde vivo, Vila Velha. É o retrato de uma das muitas famílias que vivem em condições abaixo da linha da pobreza. É chocante, triste e revoltante. Mas necessário, principalmente para aquelas pessoas que continuam jogando lixo no chão, pela janela do carro, comprando compulsivamente, descartando o lixo de qualquer jeito e tratando estas pessoas como se elas fossem fantasmas.
Cheguei até este filme através do Hudson Ruela, membro do Instituto A Ponte e, ele recentemente, me encaminhou um e-mail elogiando este espaço, e voltou a me lembrar. Achei no You Tube uma pequena mostra do que é o Harmonia do Inferno, filme de Gui Castor. São 62min que mostram a vida de Elvira, uma senhora de 69 anos que cria a família com o sustento do lixo. Ela luta para obter seus documentos básicos, ter uma casa e se aposentar. Com uma visão poética o documentário nos possibilita refletir sobre a indiferença da sociedade frente a uma realidade adversa presente em nosso tempo.
Até mais!

2 comentários:

  1. Seria interessante promover uma sessão do Harmonia do Inferno em algum local em Vila Velha, quem sabe conseguimos sensibilizar as autoridades locais para o problema da coleta seletiva e a situação dos catadores de materiais recicláveis?

    ResponderExcluir
  2. Quando tiver essa ssesão especial divulga pois quero assitir. bjs

    P.S tenta um contato com o Shopping Praia da Costa.

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.