1 de setembro de 2010

Lixo eletrônico: onde descartar?



Estou com este problema. Tenho dois aparelhos eletrônicos estragados ocupando espaço aqui em casa e não sei quem pode fazer este recolhimento. Minha primeira ideia foi procurar o CDI – Comitê de Democratização da Informática mas estava equivocada. Esta entidade não tem a função de recolher lixo eletrônico (apesar de muita gente, assim como eu, acreditar que esta fosse sua função) e sim recebem doações de computadores que são utilizados na criação de salas de aula de informática para comunidades carentes.
Aliás até que eu descubra onde descartar meus aparelhos vamos aproveitar e conhecer o CDI. Entrei em contato e o coordenador técnico da ONG, Hélio Ferreira me explicou que a missão do CDI é a inclusão social através da tecnologia mas muita gente confunde achando que cuidam, prioritariamente, do destino correto do lixo eletrônico.
Hélio explica que o CDI recebe doação de computadores e a partir daí são feitas parcerias com igrejas, associações de moradores, onde são criados espaços para acesso a informática. Além da doação de equipamentos treinam os professores para lecionarem nestes espaços e, de acordo com a demanda de cada comunidade, disponibilizam cursos de montagem de computadores.
Como lidam com estes equipamentos acabam gerando também o lixo eletrônico. Este material é doado a Associação de Catadores de Material Reciclado da Ilha de Vitória – AMARIV. “Orientamos as pessoas a doarem este tipo de “lixo” nas associações de catadores. É a melhor solução”, comenta, lembrando que, baseado nesta necessidade, estão trabalhando em um projeto que viabilizará a coleta e a comercialização deste lixo para empresas recicladoras.

CDI
O Comitê de Democratização da Informática- CDI foi criado no Rio de Janeiro em 1995. Hoje está presente em todo o Brasil e mais dez países. Aqui em Vitória está localizado na Rua Marius Alvarino, 150. Os telefone são 3315.6043 ou 3225.9631. Quem quiser conhecer mais pode acessar o site www.cdi-es.org.br.
Se você tem um computador que para você não é mais útil, assim como teclado, monitor, ligue e faça sua doação. Este material estará possibilitando a uma pessoa carente aprender o uso da informática e se capacitar e não estará sendo jogado no meio ambiente sem o cuidado necessário.
Até mais!

6 comentários:

  1. COLETA DE LIXO ELETRÔNICO NO ES
    Faço coleta de lixo eletrônico no ES estamos sediados em Guarapari. Agende a coleta em sua empresa ou residencia sem custo contato 27 9641-1246 Vivo 27 8189-7143 Tim 27 3362-6544
    Aguardo seu contato.

    Rafael Caldeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu tenho um quarto cheio de computadores q tenho a intenção de me desfazer, como podemos fazer para agendarmos???

      Excluir
    2. Entre em contato comigo para agendarmos a retirada deste material.

      Excluir
    3. Rafael,
      Tenho vários computadores, mouses, etc encalhados aqui. A Maioria não funciona. Vocês retiram ainda? Existe alguma taxa a ser paga?
      Heloisa

      Excluir
    4. Heloisa os contatos de Rafael estão na postagem acima. 9641-1246 Vivo 27 8189-7143 Tim 27 3362-6544. Fale com ele diretamente. Obrigada

      Excluir

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.