27 de outubro de 2010

Movimento Slow Food

Pois é, até bem pouco tempo desconhecia este movimento que na verdade é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1989, criada como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frenético da vida atual, onde ninguém mais consegue fazer, ou melhor, degustar o alimento com calma, sem pressa, que dirá, prepará-lo.
Assisti uma entrevista da pioneira do movimento, a chef Margarida Nogueira e a Revista AG (A Gazeta) publicou uma entrevista com ela no último final de semana. Chamou minha atenção porque concordo plenamente com o movimento que enfatiza a necessidade de se comer lentamente, utilizar os alimentos da época – o que não ocorre mais já que há a oferta de tudo o ano inteiro, ao contrário de antigamente que havia a época da laranja, do caqui – hoje temos tudo a mão sempre.
Margarida Nogueira fala que o movimento quer preservar o consumo de um alimento bom, limpo e justo. “Para isso, é preciso saber sua procedência e dar valor ao que é da região” acrescentando que o foco principal do movimento é o prazer de sentar à mesa para degustar o alimento. E para isto é preciso ter tempo. “Não se trata de comer devagar mas de comer sem pressa”.
Difícil?
Eu estou, de certa forma experimentando esta maneira de se alimentar. Depois de um ano e meio de ritmo frenético na minha vida, trabalhando, estudando, minha saúde deu sinal de alerta. Agora de dieta e fazendo exercício rotineiramente, vejo como é importante a hora da alimentação. Sempre preparei as refeições na minha casa mas confesso que usei, nestes últimos tempos muita coisa semi pronta.. a tal da pressa, falta de tempo, horário a cumprir, mil funções a desempenhar.
Felizmente os resultados de meu esforço em "mudar" estão aparecendo e, pelo menos estou conseguindo mastigar, saciar a fome sem estresse e ter a felicidade de perder uns quilinhos, nadar quatro vezes na semana e o melhor, com muito menos dores na coluna.
Difícil sim, mas vale tentar apesar de todos apelos nas gôndolas do supermercado, o alimento que você faz tem outro sabor e outro efeito em seu corpo. Não tem tempo de cozinhar todo dia? Uma sugestão. Una sua família no final de semana e faça o prato preferido de vocês, deguste, converse, coloque os assuntos em dia.
Cada um sabe da sua rotina, mas tente. Seu corpo e a sua saúde irão agradecer.
Até mais!

Fonte: Revista AG ( A Gazeta) - 24.10.2010
Site: http://www.slowfoodbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.