29 de março de 2011

Empreendedorismo verde


Já conhecia as telhas ecológicas feitas a partir da reciclagem dos tubinhos de creme dental jogados no lixo. Mas a indústria já inovou. Apesar das telhas serem ainda o carro chefe, uma empresa de Pernambuco está fabricando carteiras escolares e armários.
De acordo com matéria apresentada no telejornal Bom dia Brasil, da Rede Globo com a reciclagem, 400 toneladas de resíduos por mês passam a ter um destino mais nobre: se transformando em 40 mil telhas. Para cada telha, são usados, pelo menos, mil tubinhos de pasta de dente. Quase toda a matéria-prima é resíduo das indústrias. São embalagens com defeito, mas a reciclagem deste tipo de material ainda é pequena. A fábrica poderia triplicar a produção. Isto se houvesse coleta seletiva eficiente no país.
As embalagens são trituradas e misturadas a resinas e plásticos sob altas temperaturas. O resultado são placas e telhas coloridas e resistentes. Uma das grandes vantagens da telha ecológica é que ao contrário das telhas de amianto que esquentam os ambientes, estas mantém a temperatura amena. Para um país tropical uma ótima saída.

Confira a matéria completa no site do telejornal

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.