17 de fevereiro de 2011

Projeto piloto de coleta seletiva avança


Ontem estive na reunião de avaliação do projeto piloto de coleta seletiva realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha. Fui a convite de uma amiga da Associação de Moradores da Praia da Costa.
Fiquei contente em conhecer melhor a evolução do projeto, que acontece em parte da Praia da Costa, e saber da adesão de vários segmentos da administração municipal bem como da comunidade, lá representada pela própria Associação de Moradores, o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive) e a Associação de Catadores.
O projeto iniciou com a participação de dez condomínios e hoje já são 24. Com isto o volume de lixo reciclável coletado aumentou 30% e o que é melhor, do material coletado o aproveitamento está sendo de 90%, mostrando que a separação está sendo efetiva.
Para incentivar a participação de mais condomínios a equipe de educação ambiental está realizando reuniões com os moradores, visitando os prédios e estimulando e ensinando os interessados a separarem seu lixo. Em breve este mesmo setor estará fazendo esta abordagem em escolas, igrejas e lojas localizadas na área onde o projeto piloto está acontecendo.
Outra iniciativa positiva para o projeto é a adesão da secretaria municipal de educação que colocará o tema reciclagem na rotina escolar, tornando-se um pólo disseminador de informações sobre a importância da coleta seletiva na cidade. Na oportunidade elogiei e contei da minha experiência pessoal quando professora na minha cidade, Novo Hamburgo (RS), onde toda a conscientização da sociedade iniciou nas salas de aula com a prática de usar duas latas de lixo, uma para o seco e outra para o úmido, e este material úmido ia direto para compostagem na horta escolar.
Parabéns a administração e a este grupo que está trabalhando desde 2009 neste projeto. Espero que as coisas continuem caminhando podendo em breve ser estendido para a cidade toda.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.