13 de fevereiro de 2011

Dragagem não!




No final da tarde de ontem(12) eu e meu marido fomos dar uma caminhada no calçadão e decidimos sentar na areia no local conhecido como “Curva da Sereia”(fotos), aqui na Praia da Costa – Vila Velha (ES), onde moramos.
A maré estava baixa e no meio das pedras vimos ouriços, peixinhos e até caranguejo bem pequenino. Entre estas maravilhas da natureza que nos presenteavam com a sua presença, plásticos, papelão, tampinhas de garrafas compunham o cenário. Sempre quando fizemos estes passeios recolhemos estes dejetos deixados pelos freqüentadores mas a indignação persiste. Um lugar tão lindo, acessível e as pessoas não cuidam.
Junto a isto acontecia no local um Ato Público organizado pelo Fórum Ambiental Popular Permanente alertando a população e visitantes sobre as dragagens que acontecem diariamente no litoral de Vila Velha. Resíduos são retirados por uma draga do fundo do mar, nos arredores da empresa Vale, no Porto de Tubarão (Vitória) e todo o material recolhido é despejado na altura da Ilha dos Pacotes, na Praia da Costa. Absurdo!!!!!
O panfleto entregue pelo Fórum Ambiental alerta que estudo realizado pela Ong “Voz da Natureza” mostra que o material retirado não é só areia, mas lixo. Alertam ainda que o prejuízo é para todos, a vida marinha, os pescadores que sobrevivem desta atividade, todos nós, moradores ou visitantes. Na oportunidade foram recolhidas assinaturas que serão anexadas a um documento entregue as autoridades.
Todos precisamos apoiar esta iniciativa!
Divulgue entre seus amigos. Manifeste-se!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.