28 de dezembro de 2010

Cobrança de sacolas plásticas




Ontem o tema de um telejornal e um programa de rádio aqui de Vitória (ES) versou sobre a cobrança de sacolas plásticas nos supermercados e padarias. Sim porque aqui a partir da metade de 2011 isto será realidade. Foram várias as opiniões dos ouvintes e a entrevista na TV foi com o presidente da Associação de Supermercadistas.
Não gostei. Não gostei não do assunto mas de sua abordagem. Muito fechada no fato. Cobrar: certo ou não? Em nenhum momento se questionou os malefícios que o uso exagerado de sacolas causa ao meio ambiente. Nós que vivemos bem pertinho deste maravilhoso mar, sabemos que muito deste material acaba servindo de "alimento" para tartarugas que confundem o plástico com algas e comem, causando, muitas vezes, sua morte.
Enchentes. Estamos na época. Milhares de sacolinhas são encontradas nas “bocas de lobo”, entupindo a canalização. (?)
A cobrança da sacola na verdade é uma medida drástica, já que falar, ensinar, mostrar através de vídeos e reportagens não adianta. Brasileiro, principalmente, precisa sentir no bolso, aí grita, reclama mas porque não tentou mudar seus hábitos antes? Lembram do apagão. Todo mundo aprendeu a economizar energia!
Na reportagem ontem falavam de sacolas retornáveis(foto) como uma coisa desconhecida. Gente, isto está a venda nos supermercados, grandes magazines, é um dos brindes mais utilizados por empresas de todos os ramos e aí ficam perguntando o que é?
Na minha infância sempre levávamos sacola para o mercadinho da esquina e ainda, feitas de crochê com os saquinhos de leite cortados em tiras (olhem a foto aí) , depois com a chegada dos supermercados as compras eram empacotadas em cartuchos de papel . O plástico chegou e mudou, trouxe grande desenvolvimento em vários setores mas o seu uso e principalmente seu descarte, deve ser correto.
Neste ano assisti uma palestra e na ocasião o representante da indústria de plástico tentou nos convencer que ninguém vai lembrar de levar sacola para o mercado e que a questão é os supermercados adotarem tal modelo que agüenta mais peso. Estava defendendo o peixe dele mas...
A questão é: na Alemanha e em outros muitos países paga-se pela embalagem e as pessoas aprenderam. Vamos brasileiros. Baseado neste post coloquei aqui no blog um link para o site da campanha Saco é um Saco. Visite. Aprenda. Entenda a necessidade de se criar normas como a cobrança de sacolas plásticas. O importante não é perguntar ao dono do supermercado o custo do produto, isto já está e sempre esteve diluído no preço do que compramos. A questão é que o Ministério Público do Espírito Santo está agindo e exigindo uma tomada de atitude para evitar o caos. Vamos mudar nossos hábitos!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.