27 de julho de 2010

Você usa refil?


Seguindo a lógica dos 3Rs – Reduza, Reutilize e Recicle – procuro usar o refil de vários produtos tanto cosmético como alimentício. Não há muita variedade mas vale o nosso “alô” aos fabricantes.
Normalmente compro café solúvel em refil, maionese, achocolatado e alguns produtos de limpeza, poucos, porque a maioria não disponibiliza este tipo de embalagem. Um exemplo disto são os amaciantes de roupas que são comercializados em embalagens de plástico bem resistente – que poderiam ser usadas várias vezes – mas não é disponibilizado o refil. Já mandei e-mail para as fábricas mas nunca obtive resposta.

Já os produtos comercializados em embalagens de vidro, como as conservas, por exemplo, como já dei a dica por aqui, pode ser reaproveitado dentro da nossa casa para armazenar grãos, balas ou podem ser doados a grupos que fazem trabalhos artesanais como também aos Bancos de Leite que utilizam para armazenar o leite materno.
Uma sugestão para reutilizar as embalagens de amaciantes, é armazenar o óleo de cozinha usado. Eu sempre descarto em garrafas pet mas recentemente fui alertada por uma amiga que as pets possuem valor comercial e depositando o óleo estou tornando o pet contaminado para reciclagem. Vou mudar!
Mas o que importa mesmo é ter consciência na hora de comprar, evitando produtos com embalagens muito sofisticadas como uma torradinha que eu adoro, mas não compro pois tem embalagem laminada, um papel cartonado e outro plástico. É muito.. o produto é gostoso, a marca é famosa mas a consciência da empresa é zero. Sem exageros, mas vale a dica de observar e outra coisa consumir produtos fabricados em seu estado...valorizando a produção local e indiretamente evitando o consumo de combustível para o transporte e a emissão de gases.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.