15 de setembro de 2012

Dia “D” da coleta de lixo eletrônico




Descartar lixo eletrônico ainda é uma grande dificuldade. Eu mesma tenho em casa um aparelho de televisão e uma impressora porque sei que no lixo comum não é o melhor caminho e também não sei para onde levar.. apesar de já ter procurado muito.
Mas há uma luz no final do túnel.

Em Vitória, capital do Espírito Santo, foi sancionada lei que obriga os estabelecimentos da cidade a recolher este tipo de material uma vez a cada ano, no primeiro sábado do mês de junho e descartá-lo corretamete, isto é, que este material seja encaminhado as empresas de origem.

Isto é o que determina a Lei 8.348\2012 que cria o Dia “D” da coleta de lixo eletrônico. A lei ainda determina a criação de pontos de coleta na cidade.
Com esta lei as lojas que comercializam este tipo de material terão que colocar na entrada de seus estabelecimentos banners e placas com os seguintes dizeres “Deixe aqui seu lixo eletrônico: pilhas, baterias, computadores, celulares, televisões e acessórios tecnológicos”.

Depois de recolhidos este material deverá ser encaminhado ao fabricante de origem obedecendo o que determina a Lei de Resíduos Sólidos, a realização da política reversa.

A multa para as lojas que não cumprirem o que determina a lei é de R$ 1 mil e aqueles que não descartarem corretamente o lixo arrecadado está prevista multa de R$ 10 mil.

Boa notícia mas é importante que haja uma orientação prévia, uma ação de educação ambiental para que o resultado seja positivo. E que a lei seja cumprida. Tomara!!!

Com informações do Jornal A Tribuna – 13.09.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.