5 de junho de 2012

Dia Verde

Já se passaram mais de 20 anos quando fui apresentada ao tema coleta seletiva. Na época lecionava na rede municipal de minha cidade natal, no Rio Grande do Sul, e ao mesmo tempo cursava a faculdade de Jornalismo. Como professora, tive que aprender para ensinar e praticar com meus alunos. Anos se passaram e já em Mato Grosso do Sul, como produtora do jornalismo da Tv Guanandi (Band) fui chamada a sala de edição. Uma imagem dura, chocante fez com que meus olhos ficassem marejados de lágrimas. Tratava-se de uma matéria no lixão da cidade, onde um menino de mais ou menos três anos encontrava, no meio de todo aquele monte de dejetos descartados pela sociedade consumista, uma garrafa de coca-cola. Feliz com o achado, mais que depressa ele abriu e bebeu, aquele resto do refrigerante. Foi ali vendo de perto quem depende do lixo e o quanto de material é descartado todo dia, que mudei totalmente meu comportamento e minha relação com o lixo. Desde daí, por onde trabalhei, pautei o assunto, no dia-a-dia fiz e faço a minha parte, ensinei meu marido e filha, orientei meus pais e me tornei aquela jornalista que “adora” as questões ambientais, que fala e pratica ações sustentáveis e orienta a quem a procura, indicando ações, palestrantes, exemplos. Hoje, Dia do Meio Ambiente, comparando com tempo acima citado, é notório como o assunto e a preocupação são recorrentes no dia de hoje. Que bom! Novela do horário nobre tem um núcleo no lixão, em outra falam de reciclagem e ensinam produzir adubo orgânico. O tema é recorrente de fato talvez porque todos as previsões feitas estão sendo confirmadas e cabe a nós, todos nós, mudarmos a nossa atitude em relação aos recursos naturais. Então faça a sua parte e estimule ações sustentáveis na sua família, na sua escola, no condomínio, na cidade. Evitar o desperdício, economizar energia e água, utilizar caneca ao contrário de copos plásticos, separar o lixo, reutilizar, doar roupas e móveis em bom estado, exigir a coleta seletiva em seu município...são algumas das dicas. Faça a sua parte! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.