10 de novembro de 2010

Detentos trabalham pelo meio ambiente


Que o sistema carcerário brasileiro não é um bom exemplo de recuperação, isto todo mundo sabe mas algumas iniciativas isoladas mostram que esta realidade pode ser diferente, ocupando os detentos com atividades produtivas, educativas e importantes como o exemplo que compartilho com vocês. Este material recebi do Instituto Brasileiro de Florestas. Confiram a matéria.


"Detentos produzem mudas nativas para recuperação da Mata Atlântica

O Semear visa a criação de viveiros florestais em penitenciárias, usando projetos socioambientais como ferramentas de reinserção social.
O Programa Semear é mais um projeto coordenado pela AIF - Aliança Internacional de Florestas, empresa que atua no desenvolvimento de projetos socioambientais sob o conceito de autosustentabilidade. O Semear busca aliar recuperação florestal, reinserção social e reeducação para a cidadania através da criação de viveiros florestais em penitenciárias, fornecendo capacitação profissional para que detentos possam desenvolver a atividade de viveiristas e produzam mudas nativas destinadas à recuperação de matas ciliares. Em Dracena, o programa conta com as parcerias da Prefeitura Municipal, Penitenciária Compacta, Ministério Público e das usinas Alta Paulista, Caeté, Central do Paraná, Decasa, Dracena, Ipê, Rio Vermelho e Santa Mercedes, além de agentes da sociedade organizados voluntariamente. O programa tem se mostrado tão certo e positivo que o objetivo é a sua expansão a nível nacional, e as primeiras cidades em foco serão Ribeirão Preto - SP e Uberlândia - MG. O Lançamento Nacional do Programa Semear acontece no dia 10 de novembro(hoje), em Dracena".


Sem dúvida uma ideia para ser copiada. Espero que logo venha para o Espírito Santo. Alô autoridades recém eleitas. Um boa luta para, um início ou recomeço, de mandato.

Confira mais iniciativas da Aliança Internacional de Florestas através do site www.programasemear.org.br

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião, dúvida, pergunta. Sua participação é muito importante para nós. Obrigada.