Vitória, capital do Espírito Santo, sediou esta semana o XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente. Temas como resíduos sólidos, água e floresta foram tema de palestras.
Nas primeiras horas do encontro, que teve sua abertura oficial na noite desta quarta-feira (17), procuradores e promotores de 23 estados da federação anunciaram serem totalmente contra a incineração de lixo afirmando que a incineração está na contramão da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“É um ato poluente e não poderá ser usado pelos municípios como uma das alternativas na tentativa de erradicação dos lixões. Sabemos que muitas prefeituras ainda não estão trabalhando como deveriam para cumprir a Lei, que entre outros pontos, determina a recuperação das áreas degradadas pelos lixões até agosto de 2014. Não vamos permitir que soluções aparentemente fáceis, mas de alto impacto ambiental, sejam um atalho”, ressaltou o vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e promotor de Justiça do Maranhão, Fernando Barreto Júnior.
Até mais!!