27 de janeiro de 2012

Câmbio Verde - Momento Ambiental

Uma maneira exemplar de administrar o lixo gerado diariamente. Vale conferir, se inspirar e fazer a nossa parte.
Até mais!


22 de janeiro de 2012

ES tem 100% da frota escolar dentro dos padrões ambientais



O Espírito Santo é o primeiro estado brasileiro a ter 100% da frota escolar dentro dos padrões ambientais do Conama (Comissão Nacional de Meio Ambiente). A conquista deste índice é resultado de um trabalho realizado em parceria entre o DETRAN e a Angis (Associação Nacional dos Organismos de Inspeção), há cerca de um ano e meio. Os veículos são submetidos a duas vistorias anuais, quando as empresas licenciadas analisam se a emissão de poluentes está de acordo com as exigências do Conama. A autorização para continuar as atividades com transporte escolar só é liberada para aqueles que estiverem de acordo com a legislação ambiental. Ao todo, a frota é de cerca de 3 mil e 500 carros cadastrados no DETRAN. Durante a vistoria, eles recebem um laudo e um selo que é colado no pára-brisa indicando sua regularidade semestral.


Fonte: Coluna Midia e Mercado – Site www.folhavitoria.com.br

1 de janeiro de 2012

Sacola plástica e cinto de segurança



Estranho título? Uma comparação diferente mas que tem a intenção de chamar atenção para as mensagens que estão a nossa volta.
Esses dias fui ao supermercado com minha ecobag e como sabia que iria comprar coisas geladas levei uma sacolinha plástica também. Achei engraçada a reação do empacotador, a admiração dele com minha atitude.

Mas este menino terá que se acostumar com a mudança de hábito porque ainda este mês, os supermercados de Vitória, capital do Espírito Santo, irão cobrar R$ 0,20 por sacola. Há opiniões diversas sobre o assunto e este será um teste para ampliar a cobrança para padarias e outros locais.

A conscientização das pessoas sobre os malefícios das sacolinhas plásticas para o meio ambiente seria a melhor maneira mas, assim como o uso do cinto de segurança, e tantas outras multas criadas, esta é a maneira mais entendida pela maioria.

Mesmo com todas as campanhas, a maioria faz de conta que não sabe que o plástico demora anos para se decompor e por isto prejudica o meio ambiente,e que, por exemplo, inúmeras tartarugas confundem, no fundo do mar, o plástico com algas e acabam morrendo.

Com o cinto de segurança é a mesma coisa. Duas coisas distintas mas o tratamento de muitos é o mesmo. Muita gente insiste, em deixar de usar cinto, principalmente no banco traseiro, ignorando todos os testes e estudos afirmando a necessidade do uso o que acaba em lesões graves.


Um trágico exemplo disto foi acidente recente envolvendo a Miss Brasil Débora Lyra aqui no ES. Sua sogra faleceu porque, sem cinto, com o impacto, foi arremessada sobre o banco da frente onde estava a miss que teve uma vértebra quebrada, quase ocasionando sua paralisia.

Talvez tenha exagerado na comparação mas são pequenas atitudes que fazem a diferença. Um ótimo 2012, cheio de atitude e felicidade.

Até mais!