17 de fevereiro de 2011

Projeto piloto de coleta seletiva avança


Ontem estive na reunião de avaliação do projeto piloto de coleta seletiva realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha. Fui a convite de uma amiga da Associação de Moradores da Praia da Costa.
Fiquei contente em conhecer melhor a evolução do projeto, que acontece em parte da Praia da Costa, e saber da adesão de vários segmentos da administração municipal bem como da comunidade, lá representada pela própria Associação de Moradores, o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive) e a Associação de Catadores.
O projeto iniciou com a participação de dez condomínios e hoje já são 24. Com isto o volume de lixo reciclável coletado aumentou 30% e o que é melhor, do material coletado o aproveitamento está sendo de 90%, mostrando que a separação está sendo efetiva.
Para incentivar a participação de mais condomínios a equipe de educação ambiental está realizando reuniões com os moradores, visitando os prédios e estimulando e ensinando os interessados a separarem seu lixo. Em breve este mesmo setor estará fazendo esta abordagem em escolas, igrejas e lojas localizadas na área onde o projeto piloto está acontecendo.
Outra iniciativa positiva para o projeto é a adesão da secretaria municipal de educação que colocará o tema reciclagem na rotina escolar, tornando-se um pólo disseminador de informações sobre a importância da coleta seletiva na cidade. Na oportunidade elogiei e contei da minha experiência pessoal quando professora na minha cidade, Novo Hamburgo (RS), onde toda a conscientização da sociedade iniciou nas salas de aula com a prática de usar duas latas de lixo, uma para o seco e outra para o úmido, e este material úmido ia direto para compostagem na horta escolar.
Parabéns a administração e a este grupo que está trabalhando desde 2009 neste projeto. Espero que as coisas continuem caminhando podendo em breve ser estendido para a cidade toda.
Até mais!

14 de fevereiro de 2011

Alerta!






Recebi um e-mail hoje com imagens que chocam e informações que gritam a necessidade de ação de todos nós em relação ao lixo que geramos.
As imagens fazem parte da exposição “Correr os números, um auto retrato” do fotógrafo Chris Jordan. Os números foram retirados de estudos sobre a quantidade de lixo lançada só nos Estados Unidos.
Vejam as imagens e tirem as suas conclusões.
Até mais!

13 de fevereiro de 2011

Dragagem não!




No final da tarde de ontem(12) eu e meu marido fomos dar uma caminhada no calçadão e decidimos sentar na areia no local conhecido como “Curva da Sereia”(fotos), aqui na Praia da Costa – Vila Velha (ES), onde moramos.
A maré estava baixa e no meio das pedras vimos ouriços, peixinhos e até caranguejo bem pequenino. Entre estas maravilhas da natureza que nos presenteavam com a sua presença, plásticos, papelão, tampinhas de garrafas compunham o cenário. Sempre quando fizemos estes passeios recolhemos estes dejetos deixados pelos freqüentadores mas a indignação persiste. Um lugar tão lindo, acessível e as pessoas não cuidam.
Junto a isto acontecia no local um Ato Público organizado pelo Fórum Ambiental Popular Permanente alertando a população e visitantes sobre as dragagens que acontecem diariamente no litoral de Vila Velha. Resíduos são retirados por uma draga do fundo do mar, nos arredores da empresa Vale, no Porto de Tubarão (Vitória) e todo o material recolhido é despejado na altura da Ilha dos Pacotes, na Praia da Costa. Absurdo!!!!!
O panfleto entregue pelo Fórum Ambiental alerta que estudo realizado pela Ong “Voz da Natureza” mostra que o material retirado não é só areia, mas lixo. Alertam ainda que o prejuízo é para todos, a vida marinha, os pescadores que sobrevivem desta atividade, todos nós, moradores ou visitantes. Na oportunidade foram recolhidas assinaturas que serão anexadas a um documento entregue as autoridades.
Todos precisamos apoiar esta iniciativa!
Divulgue entre seus amigos. Manifeste-se!

Até mais!

6 de fevereiro de 2011

Aulas de artesanato com recicláveis


Nesta terça-feira (08), reiniciam as aulas de artesanato com produtos recicláveis oferecidas pela Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC). As aulas acontecem duas vezes na semana , terças e quintas, e iniciam às 14h.
O objetivo é oportunizar aos moradores um momento de socialização e aprendizado, aproveitando também para incentivar o reaproveitamento de materiais que normalmente iriam para o lixo.
A atividade iniciou no ano passado e agora depois de um período de férias retorna. Venha participar e descobrir a artesã que há dentro de você. Quem não quiser participar das aulas pode colaborar doando garrafas Pet, jornais, caixas para serem utilizados nas aulas.
Lembrando que a Associação de Moradores da Praia da Costa está localizada na Rua Henrique Moscoso, 195, esquina com a Avenida Hugo Musso. Telefone: 33490559
Até mais!