31 de dezembro de 2010

Feliz Novo Ano



Um ótimo Novo Ano para todos vocês e obrigada pela companhia por aqui.
Espero divulgar neste espaço em 2011 muitas ótimas novidades relacionadas a preservação do nosso meio ambiente.
Um grande abraço
Até mais!

29 de dezembro de 2010

Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade

Recebi de uma amiga hoje a news da Fecomércio anunciando a prorrogação das inscrições para o segundo Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade até dia 28 de fevereiro. O objetivo é estimular práticas sustentáveis e instituir novas formas de relacionamento entre empresas, governos e consumidores.
As inscrições podem ser feitas no site e a premiação acontecerá em abril de 2011. O tema deste ano é " Os princípios do varejo responsável".
Os materiais inscritos serão analisados por uma banca julgadora formada por representantes dos setores empresarial e público.
Confira os detalhes no site.
Participe!
Até mais!

28 de dezembro de 2010

Assista o vídeo e faça sua bolsa com sacolas plásticas

O material foi disponibilizado pela Elaine Croche do blog www.elainecroche.blogspot.com. Ela ensina a preparar o fio para você fazer o que quiser de crochê reutilizando as sacolas plásticas. Aproveite este tempo de férias e faça a sua Ecobag.
Acompanhe!
Até mais!

Crochê feito com fios de sacolinhas plásticas





Já que estamos no assunto "Sacolas Plásticas / Sacolas Retornáveis" segue um passo a passo que encontrei no site da Recicloteca, ensinando fazer o fio para crochê com as sacolas de supermercado e depois usando a técnica para criar uma sacola forte e resistente para te acompanhar nas compras diárias.
Veja! Acesse!
Mãos a obra!
Até mais!

Cobrança de sacolas plásticas




Ontem o tema de um telejornal e um programa de rádio aqui de Vitória (ES) versou sobre a cobrança de sacolas plásticas nos supermercados e padarias. Sim porque aqui a partir da metade de 2011 isto será realidade. Foram várias as opiniões dos ouvintes e a entrevista na TV foi com o presidente da Associação de Supermercadistas.
Não gostei. Não gostei não do assunto mas de sua abordagem. Muito fechada no fato. Cobrar: certo ou não? Em nenhum momento se questionou os malefícios que o uso exagerado de sacolas causa ao meio ambiente. Nós que vivemos bem pertinho deste maravilhoso mar, sabemos que muito deste material acaba servindo de "alimento" para tartarugas que confundem o plástico com algas e comem, causando, muitas vezes, sua morte.
Enchentes. Estamos na época. Milhares de sacolinhas são encontradas nas “bocas de lobo”, entupindo a canalização. (?)
A cobrança da sacola na verdade é uma medida drástica, já que falar, ensinar, mostrar através de vídeos e reportagens não adianta. Brasileiro, principalmente, precisa sentir no bolso, aí grita, reclama mas porque não tentou mudar seus hábitos antes? Lembram do apagão. Todo mundo aprendeu a economizar energia!
Na reportagem ontem falavam de sacolas retornáveis(foto) como uma coisa desconhecida. Gente, isto está a venda nos supermercados, grandes magazines, é um dos brindes mais utilizados por empresas de todos os ramos e aí ficam perguntando o que é?
Na minha infância sempre levávamos sacola para o mercadinho da esquina e ainda, feitas de crochê com os saquinhos de leite cortados em tiras (olhem a foto aí) , depois com a chegada dos supermercados as compras eram empacotadas em cartuchos de papel . O plástico chegou e mudou, trouxe grande desenvolvimento em vários setores mas o seu uso e principalmente seu descarte, deve ser correto.
Neste ano assisti uma palestra e na ocasião o representante da indústria de plástico tentou nos convencer que ninguém vai lembrar de levar sacola para o mercado e que a questão é os supermercados adotarem tal modelo que agüenta mais peso. Estava defendendo o peixe dele mas...
A questão é: na Alemanha e em outros muitos países paga-se pela embalagem e as pessoas aprenderam. Vamos brasileiros. Baseado neste post coloquei aqui no blog um link para o site da campanha Saco é um Saco. Visite. Aprenda. Entenda a necessidade de se criar normas como a cobrança de sacolas plásticas. O importante não é perguntar ao dono do supermercado o custo do produto, isto já está e sempre esteve diluído no preço do que compramos. A questão é que o Ministério Público do Espírito Santo está agindo e exigindo uma tomada de atitude para evitar o caos. Vamos mudar nossos hábitos!
Até mais!

25 de dezembro de 2010

Embalagens: o que fazer?

Acabei de ligar meu computador e achei um texto da educadora ambiental Cristiane Gurgel que casa extamente com o que queria deixar aqui no blog hoje, o dia que aparecem embalagens de todos os tipos depositadas nas latas de lixo. Cristiane que também é fisioterapeuta e arte educadora nos indica alternativas. Vale a pena ler. Ah! Reproduzo o texto que foi retirado daqui.
Até mais"
"Reaproveite as embalagens no Natal
É Natal, é Natal... a tradicional musiquinha nos acompanha nessa época, trazendo as confraternizações entre amigos e familiares e a consequente troca de presentes. No final da festa, é comum vermos o mar sem fim de embalagens que se forma por todo canto: caixas, sacolas plásticas e de papel, papéis de presente amassados, fitas...Mas para onde vai tudo isso? Houve um tempo que não se levantava essa questão, pois a resposta parecia muito óbvia: para o lixo, é claro!

No entanto, atualmente muitos de nós já se incomodam ao se deparar com tanto material descartado, todos com uma vida útil tão efêmera. Com as questões ambientais em debate, passamos a pensar sobre qual seria seu melhor destino. Temos esse poder de ação, que pode começar pelo reaproveitamento das embalagens. E não me refiro a usá-las novamente para embrulhar outros presentes! Por exemplo, caixas são extremamente úteis para organizar tudo o que precisamos. As pequenas podem funcionar como "porta-bijuteria", as médias e grandes podem guardar pápeis, brinquedos das crianças, e muito mais.

Para ficar com cara de caixa organizadora, dessas compradas em loja, é interessante customizar, usando um papel bonito (pode até ser aquele do embrulho do seu presente, que não amassou muito) ou então pintar ou encapar com sobra de tecido (fica muito charmoso e só é necessário usar cola branca). Enfeite com miçangas, recortes de gravuras e amarrações diferentes com fitas. Já o papel de seda pode envolver peças delicadas e serve para forrar gavetas que necessitam de proteção.

Os próprios laços das fitas dos presentes já serviram para decorar minha árvore de Natal, numa ocasião que os aproveitei para enfeitar o jasmim imperador que estava florido e com um perfume delicioso. Ficou inovador e simpático! Quanto às sacolas plásticas e de papel, podemos reutilizá-las, quando formos transportar algo que precisamos carregar. Todos fazem isso com frequência. Normalmente, além de envolvidos pela caixa, os presentes costumam vir acompanhados da sacolinha. Como às vezes fica difícil guardar todas, a opção é encaminhá-las para reciclagem. O mesmo vale para tudo que não será reaproveitado por você, como papéis, papelão, plásticos, metais e vidros. Sabemos que a coleta seletiva pode não passar na sua rua, mas quanto lhe custa separar esse material e entregar a um catador de reciclados? Outra alternativa é ir aos pontos de coleta, que podem ser encontrados em associações ou hipermercados.

Atitudes individuais fazem muita diferença, pode estar certo! Quem toma o hábito de não desperdiçar esse material precioso, cuja matéria-prima foi retirada da nossa natureza, está promovendo um grande bem para si, para o outro e para o planeta. Todos somos co-responsáveis e, ao mesmo tempo, devemos nos sensibilizar, mudando atitudes que minimizem o impacto causado pelo uso desses produtos. No entanto, a melhor opção ainda é reduzir a quantidade de lixo, bloqueando a cadeia do uso logo no início. Afinal, você já se perguntou para quê tanta embalagem?

Cristiane Gurgel é fisioterapeuta, educadora ambiental e arte educadora em dança. Site - http://dancaanima.blogspot.com/

23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


Neste dia 25 de dezembro comemoramos o aniversário de Jesus.
Nenhum outro motivo explica as festas de hoje.
Apesar de muitos esquecerem, neste dia não são os presentes, os alimentos, o pinheiro, nem mesmo o Papai Noel as coisas mais importantes e sim o aniversário de nosso Criador, a celebração da vida.
Então aproveite e tenha um Natal feliz com sua família e amigos, consciente e cheio de paz.
Grande abraço,
Feliz Natal!

Até mais!

22 de dezembro de 2010

Reutilize: pneu de bicicleta vira cinto




Em uma das comunidades do Orkut que participo, Reduza, Reutilize, Recicle, encontrei uma ideia surpreendente. Cinto feito com pneu usado de bicicleta. Está no blog Brulum e o amigo Lauro compartilhou com a gente.

Aos artesões de plantão uma ótima ideia de reutilização de um material nobre. Aos ciclistas, a dica: procure um artesão e doe este material. Uma boa ação para as federações de ciclismo. Associar-se a cooperativas de artesões e fazer uma parceria legal, aproveitando aquilo que seria lixo em algo rentável e lucrativo.
Até mais!

21 de dezembro de 2010

Mutirão do Bem – seja um voluntário

Com o objetivo de sensibilizar os moradores do Território do Bem sobre a importância de dar o destino correto ao lixo produzido o projeto Ecos do Bem, realiza de 05 a 20 de janeiro o “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”.
O Território do Bem é formado pelas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Engenharia, Bonfim, Consolação, Floresta e Jaburu, em Vitória.
A atividade é organizada pelo Ateliê de Ideias, em parceria com o Fórum Bem Maior (fórum de moradores), CISV Brasil, EMAU/UFES, Prefeitura Municipal de Vitória, Comitê de Voluntários do Banco do Brasil, Ong Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa, instituto A-Ponte e demais parceiros.
Participe como voluntário e contribua com esta comunidade transformando – por meio da educação ambiental – pontos sujos de lixo em espaços melhores, mais saudáveis, mais bonitos, para serem cuidados como bem-comum pela comunidade.
Você é convidado a participar.
Faça seu cadastro: http://www.a-ponte.org.br/voluntarios

Até mais!

Lixo Hospitalar é tema de parceria


Já comentei aqui sobre a coleta de lixo hospitalar e da necessidade de cuidados para com este tipo de material. Esta semana, por exemplo, em Vitória, moradores acharam em uma praça recipientes com sangue (utilizados em laboratórios) jogados no chão.
Como todo mundo sabe isto não pode acontecer. Tanto o município deve coletar em caminhão específico este tipo de lixo como os “produtores” (hospitais, laboratórios, clínicas, farmácias) devem se responsabilizar pelo descarte correto.
Pensando nisto o Instituto Ideias e a Unimed estão realizando um projeto piloto do Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) nos consultórios dos cooperados da empresa.
O trabalho iniciou com o diagnóstico sobre os tipos de lixo gerados como a destinação correta destes materiais. O Plano de Gerenciamento é obrigatório, de acordo com normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a todos os estabelecimentos que de alguma forma geram resíduos de saúde.
De acordo com informações divulgadas no blog do Ideias este planejamento é necessário seguindo todas as bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar e segregar os resíduos gerados, encaminhando de forma segura e eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Parabéns pela iniciativa!
Mais informações pelo e-mail responsabilidadesocial@unimedvx.com.br ou pelo telefone 3334-4353, na área de Responsabilidade Social da Unimed.
Até mais!
Fonte: Blog Instituto Ideias

Empresa italiana recicla sutiãs


A questão ambiental, felizmente, é uma preocupação concreta nas mais variadas empresas e empreendimentos. A novidade chegou a empresa de lingerie italiana Intimissimi. Desde de outubro a consumidora que levar um sutiã antigo de volta à qualquer loja da rede na Itália, ganha três euros de bônus.
Os antigos sutiãs serão reciclados e transformados em painéis a prova de som para a construção civil.
A iniciativa promoveu o crescimento de 40% das vendas da empresa. Estudos estão sendo realizados para descobrir uma maneira de fazer o produto com materiais sustentáveis.
Uma ótima iniciativa!
Até mais!
Fonte: Planeta Sustentável

10 de dezembro de 2010

Caminhada pelo meio ambiente em Vila Velha



Amanhã, dia 11 de dezembro, o Fórum Ambiental Permanente realizará nova manifestação pela instalação subterrânea da rede de alta-tensão que está passando pelos bairros de Guaranhuns, Gaivotas, Sta Mônica, Coqueiral de Itaparica e Boa Vista.
A manifestação também objetiva chamar a atenção dos moradores de Vila Velha pela não utilização do mar como "bota-fora" de dragagens e sim a utilização de Unidade de Disposição Confinada (UDC) ou de geração de energia a partir dos resíduos de dragagem.
Venha defender a vida! O meio ambiente deve ser nossa prioridade!
A concentração será às 8h na Praça do bairro Gaivotas e segue até o Clube Libanês na Praia da Costa.Participe!
Traga sua família e amigos! Para facilitar a identificação os organizadores pedem que as pessoas usem roupas brancas ou pretas.

Mais informações:
Site: www.forumambiental.blogspot.com
twitter: @forum_ambiental
e-mail: forum.ambiental@gmail.com

Até mais!

Banco Bem comemora cinco anos


Hoje, dia 10 de dezembro, a partir das 19h, acontece as comemorações do quinto ano do Banco Bem. O encontro acontece na EMEF Ceciliano Abel de Almeida ( Rua Doutor Arlindo Sodré, s/nº, bairro Itararé, Vitória - em frente à Secretaria Municipal de Educação) .
O Banco está localizada na região de São Benedito, conhecido como Território do Bem. Administrado pela comunidade o banco comunitário oferece financiamentos de moradia, ampliação de negócios como também empréstimos e, a liberação ou não do recurso, passa pela opinião da comunidade. Além disto, o banco fomenta a criação e ampliação de novos negócios e a utilização da moeda Bem na região.
Na oportunidade será comemorado também a recente conquista do prêmio Atitude Sustentável, organizado pela Rede Gazeta e será feita a entrega dos certificados do curso Comércio Total do SEBRAE, para os empreendedores do Território do Bem, que participaram do curso.
Parabéns a todos que trabalham pela manutenção do banco, especialmente para Leonora Mol, idealizadora do projeto em parceria com a comunidade.
Até mais!

Destino certo para os eletroeletrônicos


Com o apoio do SEBRAE, do Instituto Marca para o Desenvolvimento Socioambiental – IMADESA , e o aval do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA já está em funcionamento no Espírito Santo a Revertec Logística Reversa, primeira empresa especializada na destinação de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE).
A empresa iniciou baseada em estudos que demonstraram que os materiais eletroeletrônicos não tinham o descarte correto. Depois de incubada no IMADESA a, agora empresa, oferece a população do Espírito Santo, o gerenciamento de REEE através da logística e manufatura reversa com os serviços de coleta, descaracterização, desmontagem, separação e destinação final dos resíduos.
Interessados podem entrar em contato através dos telefones (27) 2123-7732, (27) 9229-3469 ou pelo e-mail contato@revertec.com.br.

Até mais!

Fonte: Blog Intituto IDEIAS

Empresas do mercado ambiental criam associação


Foi criada em novembro a Associação de Empresas e Instituições do Mercado Ambiental do Espírito Santo. Tereza Romero, presidente do Instituto Ideais, foi escolhida para presidir também a AEIMA/ES.
Participaram da assembléia 17 empresas e instituições ligadas às áreas de saneamento, consultoria ambiental, eficiência energética, gestão e gerenciamento de resíduos, entre outros.
Com a criação da associação o mercado ambiental no Espírito Santo fica mais fortalecido. Com isto as empresas que se dedicam à comercialização e produção de bens ambientais ou prestação de serviços ambientais, poderão propor parcerias e captar recursos públicos e privados para a elaboração, desenvolvimento e execução de projetos e ações de interesse da Associação.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail gruponegociosambientais@googlegroups.com.

Até mais!

Fonte: Blog Instituto IDEIAS

1 de dezembro de 2010

Sábado tem Marcha pela Sustentabilidade em Vitória

No próximo sábado, dia 4 de dezembro, na Praça dos Namorados, em Vitória acontece a Marcha Mundial pela Sustentabilidade, Justiça Climática e Contra o Aquecimento Global . A atividade inicia às 9h e acontece em 100 países simultaneamente, e no Brasil em 200 cidades.

O objetivo é pressionar os países ricos a avançar urgentemente na assinatura do novo Tratado de Clima. A ação contará com bonecos gigantes, demonstrações de biodança, danças circulares sagradas, teatro lambe-lambe, banda de congo e atividades de esporte e lazer.
Mais informações pelos telefones: (27)3260-1272/9974-4747 ou pelo e-mail sosclimaterra@yahoo.com.br

Fonte: Site http://www.sosclimaterra.org