30 de setembro de 2010

Soluções Naturais


Acabei de inserir mais uma página aqui no blog. Trata-se da "Soluções Naturais". Minha intenção é colocar em um espaço só as várias "receitas" que acho na internet, na maioria em comunidades que participo. Não as testei mas como tratam-se de soluções naturais e econômicas achei interessante replicar.
Confira!

Compartilhando boas ações


Ontem recebi um e-mail do Arte e Vivências com uma mensagem bem legal sobre a importância da coleta seletiva e a reciclagem e compartilho aqui com vocês.
"A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça do esgotamento dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

*Diminui a exploração de recursos naturais
*Reduz o consumo de energia
*Diminui a poluição do solo, da água e do ar
*Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
*Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
*Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
*Diminui o desperdício
*Diminui os gastos com a limpeza urbana
*Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
*Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Já a reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: a reciclagem das embalagens da Tetra Pak.
A reciclagem das embalagens da Tetra Pak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços.

Reveja seus atos cotidianos!

Acesse o site www.rotadareciclagem.com.br,e veja onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV).

“Seja a mudança que quer ver no mundo”- Mahatma Gandhi

Fonte: www.lixo.com.br / www.tetrapak.com.br"

27 de setembro de 2010

Pesquisa revela que apenas sete municípios do país fazem coleta seletiva


Recente pesquisa realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) aponta que no Brasil apenas sete municípios conseguem atender toda a população com a coleta seletiva. O estudo mostra que o serviço aumentou em 9,3% em dois anos mas ainda é precário.
Segundo os idealizadores da pesquisa que acontece desde 1994, a cada dois anos, a coleta seletiva ainda não entrou na lista de prioridades das administrações municipais.
Fazem a coleta seletiva atingindo toda a população do município: Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (os três em São Paulo), Itabira (MG) e as capitais Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). Os dados fazem parte do Ciclosoft 2010 do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) que mostra também que atualmente os programas de coleta seletiva estão concentrados nas Regiões Sudeste (221 municípios no total) e Sul (159 municípios).
Mas há uma luz no final do túnel. Segundo o documento hoje 70% dos municípios brasileiros têm algum tipo de programa de coleta seletiva, mesmo que incipiente e a expectativa é de que estes números se multipliquem depois da aprovação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos que estipula o prazo de quatro anos para que as administrações cumpram o que ela determina.
Até mais!
Fonte: Estadão.com

22 de setembro de 2010

Símbolo da história do ES recebe abraço


Meu amigo Fabricio Faustini, jornalista e turismólogo, nos avisa que no próximo sábado (25), um abraço a Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha marcará as comemorações do Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo. O ato será às 9h e objetiva alertar para a necessidade de preservação e divulgação de nosso patrimônio histórico. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho destes profissionais.
Até mais!

Ateliê de Ideias tem projeto selecionado

O projeto “ Ecos do Bem” mantido pelo Ateliê de Ideias, de Vitória foi um dos 74 grupos selecionados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e na Caixa Econômica para desenvolver projetos sócio ambientais em comunidades vulneráveis. A escolha destes grupos busca contribuir para o avanço dos Objetivos do Milênio (ODM).
Mais detalhes no site do PNUD http://www.pnud.org.br/home/index.php
Parabéns!
Até mais!

20 de setembro de 2010

Harmonia do Inferno

No ano passado tive a oportunidade de assistir este curta feito aqui no Espírito Santo, na cidade onde vivo, Vila Velha. É o retrato de uma das muitas famílias que vivem em condições abaixo da linha da pobreza. É chocante, triste e revoltante. Mas necessário, principalmente para aquelas pessoas que continuam jogando lixo no chão, pela janela do carro, comprando compulsivamente, descartando o lixo de qualquer jeito e tratando estas pessoas como se elas fossem fantasmas.
Cheguei até este filme através do Hudson Ruela, membro do Instituto A Ponte e, ele recentemente, me encaminhou um e-mail elogiando este espaço, e voltou a me lembrar. Achei no You Tube uma pequena mostra do que é o Harmonia do Inferno, filme de Gui Castor. São 62min que mostram a vida de Elvira, uma senhora de 69 anos que cria a família com o sustento do lixo. Ela luta para obter seus documentos básicos, ter uma casa e se aposentar. Com uma visão poética o documentário nos possibilita refletir sobre a indiferença da sociedade frente a uma realidade adversa presente em nosso tempo.
Até mais!

17 de setembro de 2010

Troque uma garrafa pet por um pão (2)


Lembram daquela ação de trocar garrafas pet e óleo de cozinha usado por pão que divulguei aqui. Pois é entrei em contato com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) e eles me passaram toda a programação. Quatorze municípios estarão participando da ação. No ano passado foram recolhidos 85 mil garrafas pet e dois mil litros de óleo de cozinha usado.
Acontecerá no dia 16 de outubro nas principais praças de municípios do Espírito Santo, das 8h às 11h30. O objetivo é dar destaque ao pão, evidenciando sua importância, o alimento mais antigo e popular do mundo, e suas propriedades nutricionais como também despertar a consciência ecológica na sociedade.
O material recolhido – pets e óleo de cozinha usado - serão encaminhados a institutos e empresas de reciclagem. Esta é a oitava edição do evento que é realizado em parceria com a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães).
Confira a listagem com os pontos de troca:
Vila Velha
* Praça Sebastião Cibien (Cobilândia)
*Terminal de ônibus VV – (Rua lateral)
Vitória
*Praça Don João Batista (São Pedro I)
*Parque Municipal (Horto de Maruípe)
Cariacica
Praça Maria Goreti Torezoni (Bela Aurora)
Viana
Av. Tancredo Neves 2 (bairro Canaã)
Serra
Praça Principal (Bairro Novo Horizonte)
Nova Venécia
Praça do Granito (Centro)
Linhares
Praça do Bairro Interlagos (Linhares)
Santa Leopoldina
Escadaria Jair de Amorim (Centro)
Santa Maria de Jetibá
Praça Florêncio Augusto Berger (Centro)
Colatina
Praça do Sol Poente ( Centro)
Aracruz
Praça Flamboyant (Coqueiral de Aracruz)
Cachoeiro do Itapamerim
Praça Jerônimo Monteiro (Cachoeiro do Itapemirim)
Guarapari
Igreja São Pedro (Bairro Muquiçaba Guarapari)
São Domingos do Norte
Ginásio de Esportes de São Domingos do Norte

Participe, divulgue!
Até mais!

16 de setembro de 2010

Lixo transforma-se em arte




Adivinha com que tipo de lixo é feito todas estas maravilhas? É de jornal. Que coisa maravilhosa. E a autora é a Aneli, minha mais nova amiga virtual. Aneli contou que ela e a irmã é que são as responsáveis por tanta criatividade. Lindo, lindo, estão de parabéns.
Ela tem um site onde estes produtos podem ser adquiridos. Serve como inspiração e exemplo. Com criatividade e bom gosto aquilo que parecia não ter serventia transforma-se em peças úteis e lindas. Viva a reutilização de materiais, a criatividade, a reciclagem!
Até mais!

15 de setembro de 2010

Seu perfume acabou! Onde descartar?

Esta é uma dúvida comum, não só sobre as embalagens de perfumes, como maquiagens e cremes. Pois bem se algum produto do Boticário acabou em sua casa e você não sabe o que fazer com a embalagem procure uma das lojas desta marca e entregue as embalagens vazias.
Trata-se do projeto Bio Consciência da empresa. Estas embalagens vazias são encaminhadas para empresas de reciclagem e transformadas em matéria-prima para serem utilizadas em outros ciclos produtivos. Observe o ciclo: Consumidor > Loja >empresa>reciclagem e Novos Produtos. Ótimo!
Para não dizerem que estou fazendo propaganda da marca (de graça!!) lembro que a empresa do mesmo ramo, Natura, sempre estimulou a compra do refil de seus produtos o que também é super positivo. Independente da marca de produtos que você utilizar tenha sempre o cuidado com o descarte. O planeta agradece!
Até mais!

14 de setembro de 2010

Descarte corretamente o óleo de cozinha usado

A partir deste mês a Associação de Moradores da Praia da Costa (Rua Henrique Moscoso, 195) está recebendo óleo de cozinha usado em sua sede. O material será doado a uma empresa que o reciclará produzindo sabão e/ou biodiesel.
O material pode ser descartado em garrafas plásticas, embalagens de amaciante ou vidros bem fechados. A iniciativa objetiva conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto necessário a este tipo de produto evitando a poluição da água.
Além disto, esta iniciativa gera economia nas residências e condomínios já que a limpeza dos encanamentos se tornará mais facilitada, evitando aquelas crostas nas caixas de gordura.
Mas o principal é o meio ambiente. Técnicos afirmam que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. Por isto, encontre um recipiente capaz de armazenar o óleo usado em sua casa e vá guardando. Demora muitos meses até encher uma garrafa pet, mas não é por isto que você vai despejar este material no ralo da pia.
Não tem problema, quando o recipiente encher leve para a Associação. O destino do produto será correto. Avise seus vizinhos, amigos e faça a sua parte.
Até mais!

13 de setembro de 2010

Eco Bag - O novo brinde


A ideia de ter uma sacola de pano ou plástico para fazer as compras do dia a dia, deixando de lado as sacolas plásticas, parece ter se tornado mais um produto na lista das empresas que trabalham com brindes. De utilização duradoura é um bom veículo de comunicação daquele que ali anuncia e significa uma preocupação com o meio ambiente.
Visitei uma feira dedicada ao ramo de festas, principalmente casamentos e constatei que estas sacolas caíram no gosto não só de quem fornece brindes, como também dos empresários, sem falar no público que adora receber um presentinho. Em vários formatos, de pano ou plástico, a maioria delas na verdade só consegue carregar um jornal ou alguns folhetos, mas vale a iniciativa.
A idéia mais interessante foi de uma equipe de fotógrafos da empresa Damon Fotografia que faz a sacola, uma Eco Bag de fato, com tamanho adequado para as compras na feira ou supermercado, com a foto da noiva. Uma linda lembrança do casamento. Eterniza o momento especial em um produto últil para todos.
Até mais!

9 de setembro de 2010

Troca de informações






De vez em quando, quem acompanha o blog já sabe, mando um e-mail para meus contatos avisando das novidades postadas. Nesta semana coloquei uma chamada também nas comunidades do Orkut que participo.
Nesta comunicação encontrei a professora de cosméticos naturais e artesanato Adriana Oliveiras. Ela gostou do blog e me ofereceu uma matéria sobre reciclagem que ela inclusive já publicou na revista Estilo Fashion. No Orkut dela Adryana Olyveyras pode-se ver a sua grande experiência na confecção de produtos com base em materiais que normalmente jogamos na cesta de lixo. Já participou e continua participando de programas de Tv onde ensina suas técnicas, além de revistas de artesanato.
Vejam a matéria/depoimento que ela me mandou para publicar aqui e algumas fotos, dela e de alguns trabalhos. Valeu Adriana, vamos continuar “trocando figurinhas” e espalhando nosso carinho com o meio ambiente.
Confira o material da Adriana.


Reciclagem - ARTE do Lixo ao Luxo

Hoje em dia o Artesanato vem se aprimorando e se tornando cada vez mais importante e útil em nossas vidas.
Antigamente era procurado apenas como um mero passatempo, mas hoje em dia com o desemprego ele também é uma forte fonte de renda para algumas famílias e às vezes a única fonte de sobrevivência.
Além desse aspecto econômico, também surge um novo: a TERAPIA !
Isso mesmo, uma terapia recomendada muitas vezes por médicos, da qual buscam até a cura e alívio para algumas doenças entre elas, destaca-se uma típica da era moderna: - A Depressão.
Com todos esses benefícios é difícil a gente não se apaixonar por essa Arte maravilhosa que se chama Artesanato, independentemente da Técnica ou material a ser utilizado.
E falando em material, hoje em dia temos um tesouro muito rico que jogamos fora quase todos os dias sem nos dar conta o quanto podemos (re)inventar, (re)criar, ajudar o Planeta e gerações futuras, e mais, sem gastar quase nenhum dinheiro !
Estou falando da Reciclagem !
Como diz o título : Do Lixo ao Luxo, sem vergonha de falar e com muito orgulho usar, vender, presentear, ensinar e amar esse artesanato feito com a Reciclagem.
Podemos utilizar as caixas de Leite, de Remédio, de doces (bombons, por exemplo) e todo o tipo de caixas e com elas fazer sacolas, porta-copos, baús, bolsas, porta moedas, pulseiras, jogos americanos e outros produtos que sua imaginação criar.
Podemos utilizar também Latas de Leite (em Pó e Condensado), de achocolatado, de molho de tomate, Creme de Leite e qualquer outra Lata que você tiver em casa e transformá-las em lindas artes que podem servir para guardar várias coisas entre elas: Algodão, Bastonetes, Clipes, Condimentos e Alimentos, colocar balas e doces, dar de lembrancinhas de aniversários e outras ocasiões, porta trecos e muito mais. Com Rolinhos de Papel Higiênico (entre outros) podemos fazer porta guardanapos, porta lápis e outros produtos, basta inventar.
Hoje em dia usar esses produtos reciclados se tornou um Luxo, pois sua beleza e criatividade são realmente incríveis!
Devemos nos conscientizar que a Reciclagem se torna cada vez mais essencial para nossas vidas e temos a obrigação de reciclar e salvar a natureza bem como nossas futuras gerações, então porque não fazer isso de uma maneira tão gratificante e gostosa, que é fazer artesanato transformando o “Lixo” em Luxo?
Pense nisso e transforme não somente a sua vida, mas também a de todo o Planeta !

Dica : se você não sabe por onde começar ou acha que não tem dom para isso, procure um bom professor e também dicas pela internet, e mãos a obra !
Sucesso a todos !

8 de setembro de 2010

Troque o saco plástico por jornal


É isto mesmo. Ao contrário de usar uma sacolinha plástica no lixo do banheiro, escritório, cozinha, use jornal. Esta foi a ideia passada no programa Mais Você de hoje. Uma boa alternativa já que o jornal se decompõem rapidamente e esta é uma ótima maneira de reaproveitar os jornais evitando também, mais um saquinho no meio ambiente.
Ana Maria Braga inicia a matéria mostrando produtos de telespectadoras feitos de lacres de latinhas e depois ensina a fazer o saquinho. Prestem atenção também na criação de uma telespectadora. Ela criou uma ecobag para colocar dentro do carrinho de compras no supermercado. E, baseado nesta sugestão Ana, que vem estimulando práticas sustentáveis, ensina a fazer o saquinho de jornal.
Confira!

7 de setembro de 2010

Gestão de Resíduos Sólidos é tema de seminário em Vitória

Acontece nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Senac Ilha do Boi o VI Seminário Nacional e o V Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O tema deste ano é Ferramentas de Gestão para a Política e a Impulsão do Econegócio. O evento é organizado pelo governo do Estado e o Instituto Ideias. As inscrições são gratuitas.
A programação está muito interessante e além de palestras haverá exposição de trabalhos relacionados ao assunto. Já fiz minha inscrição. Só falta você!
Confira a programação, os palestrantes, todos os detalhes no site.
Até lá!

Cores da Terra


Neste feriado onde só o que se ouve são as "canções" criadas pelos marqueteiros para nos chatear em um dia de sossego - peruinhas e mais peruinhas - cada qual mais chata, estou "navegando" e encontrei um material muito interessante no site da
da Ong A Ponte lá de Vitória.
Acabei achando uma lista de coisas muito interessantes disponibilizadas pela ONG. A que mais me chamou atenção foi um trabalho sobre as "Tintas da Terra".
São receitas de tintas feitas com materiais naturais que dão uma cara nova as casas, muros... O trabalho foi coordenado pelo professor Anôr Fiorini de Carvalho da Universidade de Viçosa (MG). Muito legal!
Uma boa alternativa para a população e também um material de fácil acesso. Basta ter disposição.
Até mais!

1 de setembro de 2010

Lixo eletrônico: onde descartar?



Estou com este problema. Tenho dois aparelhos eletrônicos estragados ocupando espaço aqui em casa e não sei quem pode fazer este recolhimento. Minha primeira ideia foi procurar o CDI – Comitê de Democratização da Informática mas estava equivocada. Esta entidade não tem a função de recolher lixo eletrônico (apesar de muita gente, assim como eu, acreditar que esta fosse sua função) e sim recebem doações de computadores que são utilizados na criação de salas de aula de informática para comunidades carentes.
Aliás até que eu descubra onde descartar meus aparelhos vamos aproveitar e conhecer o CDI. Entrei em contato e o coordenador técnico da ONG, Hélio Ferreira me explicou que a missão do CDI é a inclusão social através da tecnologia mas muita gente confunde achando que cuidam, prioritariamente, do destino correto do lixo eletrônico.
Hélio explica que o CDI recebe doação de computadores e a partir daí são feitas parcerias com igrejas, associações de moradores, onde são criados espaços para acesso a informática. Além da doação de equipamentos treinam os professores para lecionarem nestes espaços e, de acordo com a demanda de cada comunidade, disponibilizam cursos de montagem de computadores.
Como lidam com estes equipamentos acabam gerando também o lixo eletrônico. Este material é doado a Associação de Catadores de Material Reciclado da Ilha de Vitória – AMARIV. “Orientamos as pessoas a doarem este tipo de “lixo” nas associações de catadores. É a melhor solução”, comenta, lembrando que, baseado nesta necessidade, estão trabalhando em um projeto que viabilizará a coleta e a comercialização deste lixo para empresas recicladoras.

CDI
O Comitê de Democratização da Informática- CDI foi criado no Rio de Janeiro em 1995. Hoje está presente em todo o Brasil e mais dez países. Aqui em Vitória está localizado na Rua Marius Alvarino, 150. Os telefone são 3315.6043 ou 3225.9631. Quem quiser conhecer mais pode acessar o site www.cdi-es.org.br.
Se você tem um computador que para você não é mais útil, assim como teclado, monitor, ligue e faça sua doação. Este material estará possibilitando a uma pessoa carente aprender o uso da informática e se capacitar e não estará sendo jogado no meio ambiente sem o cuidado necessário.
Até mais!

Cidade de Montanha = exemplo


A cidade de Montanha, no Norte do Espírito Santo, já foi conhecida pelo enorme lixão a céu aberto e, com decisão e vontade política, mudou completamente esta imagem. É hoje personagem de programas em rede nacional mostrando o exemplo de coleta seletiva realizado na cidade.
Município com 20 mil habitantes, Montanha produz 12 toneladas dia de lixo. Com um trabalho sério de educação ambiental iniciou a conscientização da população com as crianças nas escolas. Isto porque as pesquisas mostravam que uma das principais queixas dos moradores era o “lixão”, um horrível cartão postal da cidade. Esta reclamação dos moradores virou ação da administração municipal.
No início deste ano conheci a secretária municipal de Meio Ambiente de Montanha, a jovem Marinéia Araújo. Fiquei encantada com sua simplicidade, doçura porém um pulso firme para comandar toda esta transformação que a poucas semanas foi mostrado no programa Cidades & Soluções, na Globo News.
O programa tinha como tema o lixo orgânico que em Montanha soma 60% do que é coletado. Como sabem o lixo orgânico é composto de cascas, restos de alimentos, folhas, grama, borra de café, entre outros. Na cidade este é recolhido separadamente e dele é feito o composto orgânico, um adubo natural que é utilizado nos jardins da cidade tornando-se uma cidade linda, limpa e verde.
Na edição de ontem (31.08) do jornal Tribuna de Cricaré, a leitora de São Mateus, Silvani Neres, elogia o trabalho realizado pela prefeitura de Montanha e afirma que a cidade de Pinheiros está iniciando uma atividade semelhante. Viva! Que este exemplo seja copiado já que, pelo meu conhecimento, coleta seletiva mesmo só acontece em Montanha, quando falamos no nosso Espírito Santo.
Na semana passada estive em um seminário onde dois secretários de meio ambiente da Grande Vitória comentavam o baixo orçamento em suas secretarias o que dificulta a ação. Não concordo. Assim como a Silvani, acredito que implantação de coleta seletiva, necessita, essencialmente, de vontade política. Sem isto não tem jeito.
Isto porque hoje qualquer administração possui agentes de saúde e professores. Básico. Preparar estas pessoas para serem porta voz da coleta seletiva não é difícil. Então, basta querer. Planejar, estar aberto, buscar conhecimento especialistas em Gestão de Resíduos... Aliás não é só estar aberto, a lei assinada recentemente pelo presidente Lula, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, prevê penalidades para quem não a cumprir. Se haverá fiscalização, não sabemos mas queremos e aliás, temos que exigir. Este, com certeza é mais um questionamento que devemos fazer àqueles a quem pretendemos dar nosso voto. E, depois, cobrar.
Até mais!

Troque uma garrafa Pet por um pão


No Dia Nacional do Pão, 16 de outubro, o Sindipães realizará uma ação importante que beneficiará a comunidade, mas principalmente o meio ambiente. Durante todo o dia as padarias capixabas irão trocar pães por garrafas pet e óleo de cozinha usado. Uma garrafa valerá um pão francês e uma garrafa cheia de óleo de cozinha, quatro pães.
A iniciativa mostra a preocupação do setor com a questão, dando um “prêmio” e ao mesmo tempo conscientizando sobre o valor do lixo. É como sempre falo, o lixo que produzimos é o pão de outra pessoa, porque nosso lixo produz renda para os catadores além dos benefícios ambientais.
Parabéns ao Sindipães pela ação. Lembrando que tudo que fôr arrecadado será doado a associações de catadores. Participe!